18

 CONHEÇA

Conheça pessoas de vários países e tenha acesso a diferentes culturas ou novas oportunidades de negócios. Comunique-se de forma fluente e natural com todas elas, seja via videoconferência pela Internet ou em viagens de negócios ou lazer.

Há um mundo maravilhoso, culto, curioso, rico, divertido, abundante, interessante, e cheio de oportunidades te esperando. As chaves de acesso que abrirão as portas estão a um clique abaixo.


Divirta-se

 Kurso de Esperanto (Gratuito)

www.esperanto.com.br 

BEL – Liga Brasileira de Esperanto

BEJO – Organização da Juventude Brasileira de Esperanto

O Esperanto foi criado a pouco mais de um século e hoje está presente em mais de cem países que contam cada um com dezenas ou centenas de grupos ou associações ligadas ao Esperanto, muitas delas com propósitos de utilizar o Esperanto para difundir mundialmente um conhecimento, uma tecnologia, uma arte, etc. 

Existem centenas de sites – Pesquise

O Esperanto foi criado pelo ideal de um homem, Dr. Lázaro Luiz Zamenhof, médico, que viu no fato de cada povo ter um 2o idioma, que seja neutro e comum a todos, uma forma de harmonia e meio de promover mais paz entre os povos. Estima-se que haja atualmente de 2 a 3 milhões de praticantes ao redor do globo.

Confluência natural para o Esperanto

ESPERANTO: Uma estrutura lógica associada a facilidade de aprendizado fez com que o Esperanto fosse superando naturalmente todas as dificuldades de assimilação, barreiras ao seu uso, e obstáculos a sua utilização.

Porém existia grande dificuldade de praticá-lo devido ao custo de viagens e das ligações telefônicas internacionais, fato esse que a Internet resolveu.

INTERNET: A Internet nasceu do desenvolvimento tecnológico com fins militares e as poucos foi aumentando sua área de atuação e influênciando culturas, negócios e tecnologias. Seu uso passou dos meios militares para acadêmicos,  expandiu para esferas governamentais, depois orgãos públicos e escolas, passou pelo mundo corporativo abrangendo indústrias e bancos, chegou a área comercial, dessa para a área de serviços e de educação, e por último popularizou-se tornando-se o maior meio de democratização da informação.

Porém ainda existe uma última grande dificuldade, o idioma utilizado, fazendo com que em cada país a maior parte do tráfego concentre-se dentro de sua área por razões linguísticas. Fato esse que o Esperanto resolveu.

ESPERANTO + INTERNET: Como uma resolve o problema da outra e vice versa, essa união resultou na explosão e surgimento de milhares de grupos e associações com interesses em comum, podendo ser viagens, fóruns de discussão profissional, uso do esperanto para difusão de culturas, livros, músicas, teatros, etc, chegando hoje em torno de 3 milhões de usuários ao redor do mundo.

Porém, ainda falta uma última barreira prestes a ser derrubada, uma barreria que já começou a dar sinais de limite e esgotamento, é a barreira CULTURAL do mundo corporativo de achar que seus funcionários de médio e alto escalão precisam de ter um bom domínio do Inglês porque as outras empresas o utilizam, e vice-versa, criando assim um circulo vicioso.

Essas empresas estão descobrindo que não apenas alguns mas todos os funcionários podem aprender rápida e facilmente o Esperanto e facilitar a expansão dos negócios para outros mercados.

CONCLUSÃO

Comunicação em Esperanto + meio de transmissão pela Internet = Expansão de negócios do mundo corporativo.

O que resultará numa rápido crescimento de adeptos e surgimento de inúmeras oportunidades.

Alguns exemplos de uso e aplicação

O Linux, um dos sistemas operacionais de computadores mais utilizados na Internet já pode ser instalado e configurado para ser utilizado em Esperanto.

O Google Tradutor possui um site de tradução automática que faz traduções em mais de 70 idiomas, entre eles o Esperanto.

Economia Esperantista

Intraespo – Organização Mundial para desenvolvimento da Economia Esperantista

www.duolingo.com – É um site para auto aprendizado de idiomas, lançado pela Google e com enorme sucesso na Internet, e que terá em breve o ensino do  Esperanto para dezenas de idiomas diferentes.

Em breve

Faz parte da lista de projetos desse site ter um grupo de debates em, e, sobre Esperanto, com pessoas de todo o mundo.

Participe – Indique – Interaja

Prof. Paulo Morais
  • Prof. Paulo Morais
  • Master Coach Executivo e de Negócios pela PM Coaching
    Life Coaching em Qualidade de Vida, Saúde, Bem Estar e Autoestima pelo ICS
    Consultor e Mentor em TIC - Tecnologias da Informação e da Comunicação pela PsM Gestão Tecnológica
    Coach e Mentor de Satart UPs pelo programa Inovativa - MCT / Sebrae

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: